Cachoeiras

Ilhabela tem 85% de Mata Atlântica preservada, por isso o ecoturismo é uma opção para os amantes da natureza, no verão ou no inverno ameno da região. Dentro da mata é possível encontrar, além da exuberante natureza, trilhas e cachoeiras para curtir um lazer ecológico. Essa cachoeira fica à 1,5 km da Pousada Villa da Prainha.

Cachoeira dos 3 Tombos

Localizada a 1,5 km da Pousada, é uma das mais lindas e acessíveis cachoeiras de Ilhabela, podendo ser acessada de carro até o topo e uma pequena trilha a pé o leva até os 3 tombos que a cachoeira possui.

Cachoeira da Toca

Com certeza a mais famosa cachoeira da Ilhabela, fica no início do caminho para a praia de Castelhanos, Esta cachoeira fica dentro de uma propriedade privada e para entrar nela os proprietários cobram uma pequena taxa para manter sempre limpa e adequada ao uso. No passado havia ali um engenho de cachaça que hoje mantem os equipamentos preservados para visitação.

Cachoeira da Água Branca

Na entrada para o Parque Estadual de Ilhabela, a trilha da Água Branca oferece 3 quedas com diferentes visuais e opções de banho em água transparente e natural. A trilha organizada já é um passeio muito interessante e agradável para amantes da natureza que estarão imersos em um parque com Mata Atlântica 100% preservada.

Cachoeira da Laje

No extremo sul da Ilha, depois que termina o asfalto, a cachoeira da laje fica ainda a 40 minutos a pé por uma trilha que leva também até a Praia do Bonete, possui enormes tobogãs naturais e é uma das mais lindas de Ilhabela.